UBI é anfitriã do I Encontro Nacional de Jornalistas de Meios Regionais

A Universidade Da Beira Interior (UBI) vai receber, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o I Encontro Nacional de Jornalistas de Meios Regionais. “Jornalismo nos Meios Regionais no Séc. XXI: Práticas, Deontologia e Formação” é o mote desta iniciativa.

Nuno Francisco, presidente da comissão organizadora, desvenda que se trata de “um encontro que se pretende abrangente e uma oportunidade para, entre jornalistas, debatermos os desafios que se colocam à profissão e também aos modelos de negócio que estão associados ao setor”.


“Vai ser uma grande reunião de jornalistas dos media regionais e serve como corolário do Re/media.Lab”, esclarece João Carlos Correia, investigador responsável daquele projeto. O jornalismo de proximidade “está a suscitar um interesse cada vez maior e por isso é um encontro que, para além dos jornalistas, vai contar com a presença de académicos e responsáveis pela definição de políticas públicas, bem como representantes do sector”, conclui.

Dada a situação pandémica, este evento está, para já, a ser preparado para decorrer em modo híbrido: presencial, com um número limitado de pessoas, e com transmissão online. “Vamos desencadear o debate durante os próximos meses, no continente e nas regiões autónomas, para que todos os jornalistas tenham a oportunidade de participar. No encontro propriamente dito, teremos um jornalista por distrito, que assumirá o papel de porta-voz daquilo que for debatido”, explica Nuno Francisco.

Segundo nota de imprensa, o programa, que se encontra em construção, terá como principais eixos de debate aqueles que motivam o tema deste Encontro: Práticas, deontologia e formação. “Uma das intenções da organização é proporcionar ainda aos jornalistas dos media regionais momentos de formação”, revelam.

O I Encontro Nacional de Jornalistas de Meios Regionais é uma iniciativa do Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, projecto sediado no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Faculdade de Artes e Letras da UBI.