RUDE desenvolve projeto social de cuidados voluntários a seniores no Tortosendo

O projeto social Círculo de Cuidados, executado em parceria pela RUDE- Associação de Desenvolvimento Rural, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e a Cooperativa de Solidariedade Social Aproximar, iniciou o seu piloto na freguesia do Tortosendo, onde prevê envolver cerca de 20 seniores e 40 cuidadores voluntários.

Segundo a nota de imprensa, o Círculo de Cuidados trata-se de um projeto de transformação social que apela ao cuidado de pessoas idosas, “procurando criar redes de ajuda entre organizações e indivíduos de uma comunidade que queiram prestar apoio voluntário aos seniores”.


O projeto pretende, assim, criar “círculos de suporte em torno da pessoa idosa em concreto e das suas necessidades especificas, colmatando o isolamento social e a solidão”.

Visa ainda “desenvolver uma cultura de cuidado compassivo, através da dinamização de redes e a capacitação de cuidadores voluntários de apoio aos seniores, articulando esforços institucionais em torno de cuidados e cuidadores”, explica o documento.

O Círculo de Cuidados que iniciou o piloto na freguesia do Tortosendo, vai alargar, ainda este ano, a sua intervenção para as zonas de maior envelhecimento populacional na Covilhã.

Referir que o projeto foi distinguido na 2ª edição dos prémios BPI “la Caixa” Rural, “que visam apoiar projetos para população de meios rurais em situação de vulnerabilidade nas áreas do envelhecimento, deficiência e incapacidade, integração laboral, interculturalidade e coesão social”.