UBI: Modelo de prevenção da radicalização em meio prisional considerado “Melhor Prática” pela UE

O modelo de Prevenção Multinível da Radicalização em meio prisional foi recentemente anunciado como “Melhor Prática”, pela Comissão Europeia.

Este modelo resultou do R2PRIS – Radicalisation Prevention in prisons, um projeto inovador financiado pelo programa ERASMUS+ e que decorreu entre 2015 e 2018, a cargo do BSAFE Lab, da Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Innovative Prison Systems.


Das 226 práticas analisadas pelos peritos, segundo a UBI, “apenas 14, nas qual se inclui o modelo R2PRIS, foram agora classificadas como “Melhores Práticas”, tendo por base os bons resultados obtidos”.

“O modelo de Prevenção Multinível da Radicalização em meio prisional inclui instrumentos de triagem e avaliação de risco, conteúdos e cursos de formação online para dirigentes de estabelecimentos prisionais, guardas prisionais e psicólogos”, refere a instituição.

Desde o seu início, o R2PRIS “deu origem a 54 comunicações em eventos e conferências internacionais e o modelo e instrumentos de avaliação de risco que o compõem foram referidos em 16 publicações científicas e relatórios oficiais sobre radicalização, extremismo violento e contraterrorismo”.

A UBI diz ainda que “a partir dos resultados deste projeto foram iniciados 7 novos projetos num valor de financiamento de cerca de 13 milhões de euros”.