CDU apresenta equipa e “tópicos programáticos” para a UF Covilhã e Canhoso

Miguel Fiadeiro apresentou esta quinta-feira, ao final da tarde, a equipa que o acompanha na candidatura da CDU à União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, bem como “os tópicos” para o seu programa eleitoral.

Técnico Superior no Instituto de Emprego e Formação Profissional, Miguel Fiadeiro destacou que “é independente de qualquer partido político”, mas é “na CDU que se sente bem”, porque acredita “no projeto autárquico”, composto por gente que tem propósito de “servir a sua terra e os seus habitantes”, sublinhou.


De entre o que considerou “tópicos de um programa ainda em construção”, o candidato vinca que a sua equipa se compromete com “uma gestão participada”, para a elaboração do plano e orçamento e lutará pela devolução da freguesia do Canhoso. “Sou candidato a uma União com duas freguesias”, referiu.

Descentralizar as assembleias de freguesia e a sua transmissão digital, a implementação de um plano de intervenção social para combate à pobreza e exclusão na freguesia e a exigência ao município de um “plano de mobilidade na cidade”, com, entre outros, “percursos pedonais e transportes públicos a preços acessíveis”, serão outros dos pontos do seu programa.

Aprofundar a ligação às associações culturais, desportivas e sociais da freguesia, apoiando as suas atividades e o assumir das novas competências, “com competência e rigor”, foram outros dos pontos focados para o programa da CDU, que “está a ser construído, com todos” e com os “olhos postos no desenvolvimento”, disse.

A atual gestão socialista da União de Freguesias foi duramente criticada. “Apesar de ter tido todas as condições para isso, a gestão socialista não passa no exame”, vincou o candidato, frisando que “a Junta tem um eleito a tempo inteiro, o presidente, um vogal a meio tempo, mais 3 vogais e um assessor, com uma despesa que supera os gastos com os funcionários dos quadros. Contou com uma assembleia que não fez política da terra queimada e um executivo socialista na autarquia”, ainda assim “no plano institucional tivemos uma entrada de leão e uma saída de sendeiro”, criticou.

Para a CDU “nas mãos do PS a maior Junta de Freguesia do concelho continua sem dinamismo” e sem conseguir “proporcionar mais oportunidades e melhor qualidade de vida”.

A falta de informação na página de internet de temas como os planos, orçamentos e as contas, foram outras das muitas críticas, num mandato em que houve “muita parra e pouca uva”, mostrando “uma total incapacidade para mobilizar o tecido económico e associativo, ou os jovens e as pessoas da freguesia”, disse ainda o candidato que destacou o trabalho desenvolvido pelo único eleito da CDU na Assembleia de Freguesia, que “marcou a diferença”.

Quanto a nomes a lista é encabeçada por Miguel Fiadeiro, seguido por Marisa Marques, Elvira Cardoso, Américo Cale, Jorge Fael, Teresa Salgueiro, Anabela Lucas, Rui Videira, Regina dos Reis e Francisco Farias, nos 10 primeiros lugares.