JF Tortosendo reclama terminal ferroviário de mercadorias

A Junta de Freguesia de Tortosendo apresentou a proposta de criação de um terminal ferroviário de mercadorias ao Plano Ferroviário Nacional, anuncia em nota de imprensa.

Segundo é explicado no documento, “a proposta nasceu de um estudo prévio, elaborado por um tortosendense”, vincando que este “veio demonstrar a viabilidade” da sua instalação “no parque industrial do Tortosendo (PIT)”.


Sustenta que o PIT “tem de aproveitar a localização que possui junto à Linha da Baixa, para assumir um papel de hub logístico de toda a região”, lê-se ainda no documento.

A Junta de Freguesia critica o facto de não se ter defendido “o potencial de um Terminal Logístico no Parque Industrial do Tortosendo”, nas intervenções na inauguração do troço Covilhã-Guarda da linha da Beira Baixa, quando se viu “um apoio total para criação de áreas semelhantes nas cidades do Fundão e Guarda”, frisa.

“Porque não queremos que seja abandonada a ideia de um Terminal Logístico no Parque Industrial do Tortosendo a Junta de Freguesia de Tortosendo levou a cabo esta iniciativa quando o Plano Nacional Ferroviário ainda está em discussão pública”, explica a nota enviada à Rádio Clube da Covilhã.

“Tendo em conta o atual dinamismo da ferrovia, as metas europeias de redução de emissão de gases de estufa, o desenvolvimento das empresas instaladas não só no PIT, mas também em toda a área de influência do mesmo (eixo Castelo Branco/Fundão/Guarda), a criação de uma área logística revela-se de extrema importância”, descreve a Junta de Freguesia do Tortosendo, sustentando que “a criação de riqueza, o aumento de postos de trabalho, a fixação de população devem ser tidos como fatores fundamentais para a região”, conclui.