ADACB: Situação da agricultura exige medidas urgentes do Governo

A Associação Distrital de Agricultores, ADACB, reclama medidas de apoio urgentes para o setor agrícola, que na sua opinião está a ultrapassar sérias dificuldades devido à pandemia, que ajudou a agravar os custos de produção já por si elevados. A dificuldade na execução de projetos e o fim das moratórias são outras dificuldades acrescidas nesta altura, explica a organização.

Para a associação, “sem mais demoras, o Ministério da Agricultura e o Governo têm de adotar medidas para combater, de forma eficaz, a especulação com os preços dos fertilizantes, combustíveis, das rações e de outros fatores de produção; aumentar o benefício do gasóleo verde e colorido para os agricultores e repor a “eletricidade verde” com o valor a incidir sobre a totalidade da fatura (termo fixo e consumo) ”, descrevem em nota de imprensa.


A ADACB “reclama” ainda o prolongamento do fim das moratórias, uma linha de crédito específica para a agricultura, com juros bonificados tendo o aval do Estado, a revisão dos projetos aprovados de forma a ajustar os orçamentos ao aumento real do custo dos fatores de produção e a concretização de medidas, nomeadamente as previstas no âmbito do Estatuto da Agricultura Familiar.