Cancro da Mama: Liga Portuguesa inicia rastreio no Fundão

Até ao final do mês de novembro de 2021, a Unidade Móvel de Mamografia Digital vai estar estacionada no Centro de Saúde do Fundão, estando em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) lança, assim, o apelo às utentes do concelho do fundanense com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos, para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da Mama promovido pela LPCC.NRC.


De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, constata-se “que muitas faltas ao Rastreio decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde”, motivo pelo qual a LPCC pede que atualizem os dados.

No que diz respeito às mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame.

No âmbito do plano de contingência para a covid-19, a LPCC.NRC recomenda que em caso de “sintomas como tosse, febre ou dificuldade respiratória; perda de olfato ou do sentido de gosto; se contraiu ou esteve em contacto com pessoas com COVID-19”, não participe no Rastreio.

O horário da marcação deve ser respeitado e ao deslocar-se à Unidade Móvel deve levar máscara, sendo que no local “ser-lhe-á disponibilizada uma nova máscara, descartável, a qual deverá utilizar para entrar na Unidade”.

A LPCC.NRC afirma que em caso de dúvidas ou de necessidade de esclarecimentos adicionais, deve contactar a antecipadamente pelo telefone 239 487 495/6, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, todos os dias úteis.