DGS recomenda medidas de proteção devido às temperaturas elevadas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda à população que tome medidas de proteção contra o calor, face à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias.

No caso do concelho da Covilhã o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) prevê que no sábado a temperatura máxima seja de 39º e a mínima de 22º e no domingo a temperatura máxima será de 38º e a mínima de 21º.


Devido à previsão de temperaturas elevadas o IMPA prolongou ainda o aviso amarelo para a Beira Interior até às 18H de domingo.

Neste contexto, como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a DGS afirma que se deve procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados; aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural, sem açúcar e, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.

Deve também utilizar protetor solar, com fator igual ou superior a 30, e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas; evitar atividades que exijam grandes esforços físicos; refrescar a habitação no período noturno e dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, e pessoas isoladas.

Para além das recomendações acima descritas pode encontrar informação adicional na área do calor da DGS disponível AQUI. Caso necessite de esclarecer mais dúvidas sobre o impacto do calor na saúde, pode utilizar a linha de atendimento telefónico gratuito 808 24 24 24.