Fundão coloca abrigos para gatos em zonas de colónias

Vão ser colocados hoje, dia 1 de julho, três abrigos para gatos na cidade do Fundão, no âmbito do projeto CED – Capturar, Esterilizar e Devolver. O primeiro abrigo será colocado em Santo António, às 11h00, seguindo-se o Bairro das Fontainhas e, ainda, a sede da associação Gardunha Viva.

Os abrigos vão estar localizados em colónias de felídeos errantes, de forma a cuidar dos animais e travar a sua multiplicação, ficando o Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes do Fundão “responsável pela captura, vacinação, esterilização e devolução dos animais errantes ao seu território”, refere o Município do Fundão em nota de imprensa.


“A devolução dos animais será feita após um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação dos gatos de colónia e serão alimentados e protegidos por um cuidador”, explica a autarquia. Sempre que possível os animais, em idade de socialização, serão retirados das colónias e encaminhados para adoção.

O município garante, ainda, que estão em preparação mais abrigos para outras colónias de gatos existentes nas freguesias deste concelho.

Fotografia: Arquivo