UBI promotora de Pólo de Inovação Digital para a Região Centro

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das entidades promotoras do PTCentroDiH, um Pólo de Inovação Digital (PID) que visa contribuir para a transformação digital e modernização do tecido empresarial, governamental e humano da Região Centro.

A equipa de investigação da UBI é composta pelos investigadores do Departamento de Informática Pedro Inácio (investigador responsável), Mário Freire, Hugo Proença e Hugo Torres Vieira, que é também diretor do Centro de Competências em Cloud Computing.

O PTCentroDiH foi reconhecido em junho como PID para integração na Rede Nacional e designação para candidatura de acesso à Rede Europeia, através de concurso específico a abrir pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europa Digital.

A UBI revela que este projeto conta, ainda com a participação de 21 entidades no seu consórcio: Cluster Engineering & Tooling, Cluster Habitat Sustentável, InovCluster, TICE.PT, AEMITEQ, AIBILI, BLC3, CENTIMFE, CTCV, Instituto de Telecomunicações (que também tem um polo na UBI), Instituto Pedro Nunes, os institutos politécnicos da Guarda, de Castelo Branco, de Coimbra, de Leiria, de Tomar e de Viseu, Itecons, as universidades de Aveiro e de Coimbra.

“O profundo conhecimento dos membros do consórcio sobre o ecossistema digital da Região Centro a que pertencem permite que o PTCentroDiH atue como um veículo de ligação entre os fornecedores de serviços existentes na Região e as empresas que necessitem de adquirir serviços de transformação digital, de forma a tornarem-se mais competitivas e, desse modo, contribuírem para o aumento da competitividade da Região Centro”, refere a instituição.

A UBI acrescenta ainda que, “apesar de ter um âmbito de atuação transversal, a atividade do PTCentroDiH centra-se particularmente nas agendas transformadoras da RIS3 Centro (soluções industriais sustentáveis; valorização dos recursos endógenos; tecnologias para a qualidade de vida e inovação territorial) e nos seus domínios prioritários (materiais, tooling e tecnologias de produção; saúde e bem-estar; tecnologias digitais e do espaço; cultura, turismo e criatividade; energia e clima; recursos naturais e bioeconomia)”.

Os Polos de Inovação Digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção das tecnologias digitais por parte das empresas e da administração pública, contribuindo para o aumento da competitividade dos seus processos, produtos e serviços. A rede de Polos de Inovação Digital reconhecidos estará interligada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs, a dinamizar pela Comissão Europeia no âmbito dos programas-quadro europeus para 2021-2027.