Alunos da Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia expõem peças de arte no Serra Shopping

As peças de arte desenvolvidas por alunos dos municípios da Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia, no âmbito do projeto recilARTE, estarão expostas entre hoje e 10 de agosto, no Serra Shopping. No quinta-feira, dia 5, pelas 16h, haverá uma apresentação do projeto/inauguração da exposição.

No total são 14 quadros, recriados a partir de materiais reciclados e resíduos, reproduzindo “obras icónicas de alguns dos maiores pintores do século XX”, como Picasso, Miró, Dalí e Amadeo Souza-Cardoso.


Criar estas obras artísticas fez parte da primeira fase do projeto reciclArte, dedicada às artes plásticas, que terminou com “sucesso”, afirma a Associação de Teatro e outras artes (ASTA), responsável por este projeto.

No próximo ano letivo o reciclArte irá trabalhar o teatro e a música, e criar três espetáculos de teatro e três concertos, seguindo a temática da “reciclagem, reutilização e reaproveitamento dos resíduos, mantendo o foco no combate ao insucesso e abandono escolar através das artes”.

A acompanhar todo este processo estará a realizadora Marina Schneider, da ASTA, que criará um documentário para cada área artística.

O reciclARTE criou um “espaço dedicado à criação artística”, onde os jovens são “convidados a usar as artes (o teatro, a música e as artes plásticas) como meio para desenvolver o seu interesse pela escola e uma maior consciência social sobre os problemas que os rodeiam, nomeadamente o problema da degradação do meio ambiente”, refere a ASTA.