Programa Centro 2020 apoiou 6 projetos municipais na Cova da Beira

O Programa Centro 2020 aprovou 111 candidaturas nas áreas da regeneração urbana, educação, formação e capacitação, saúde, património e áreas empresariais, sendo que 6 são da Cova da Beira.

Segundo a nota de imprensa, no total há “uma comparticipação de fundos europeus de 36,7 milhões de euros” e o reforço do “financiamento em 76 candidaturas já anteriormente aprovadas, num montante de 13,8 milhões de euros”.


No concelho da Covilhã, a Câmara Municipal conseguiu a aprovação de um apoio de 30 mil 883 euros para a “remoção de fibrocimento na Escola Básica de Vila do Carvalho”; 195 mil 206 euros para “a valorização do Património Natural do concelho da Covilhã” e um reforço no valor de 194 mil 717 euros para o “Centro de Inovação Cultural da Covilhã”.

A autarquia de Belmonte viu aprovada uma comparticipação de 8 mil 268 euros para a “remoção e substituição de fibrocimento no ensino pré‐escolar‐ Jardim Infância Centro Cultural, Colmeal da Torre” e para a “execução de uma rampa de modo a criar condições de acessibilidade”; e de 482 mil 451 euros para o “Centro Interpretativo Centum Cellas”.

No Município do Fundão foi aprovado um reforço de 223 mil 279 euros para a “faixa de mobilidade suave – ligação Rua Cidade da Covilhã – Zonas Comerciais”.

Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), citada na nota de imprensa, explica que “os apoios concedidos, que se destinam a investimentos em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, formação nas autarquias, intervenção em espaço público, são determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infraestruturas e projetos que melhoram os serviços à disposição das populações”.

Revela ainda que foram “alocados mais recursos a áreas prioritárias, como a regeneração urbana com mais 17,7 milhões de euros, a formação e capacitação com mais 9,1 milhões de euros, a educação com mais 7,7 milhões de euros, a saúde com mais 1,4 milhões de euros e o património cultural e natural com mais 7,3 milhões de euros. O reforço de financiamento em projetos aprovados de 13,8 milhões de euros significa um reforço da liquidez dos municípios, uma vez que estamos a criar condições para acelerar a execução dos projetos em curso”.