Estrelacoop procura provadores oficiais de Queijo Serra da Estrela DOP

A Estrelacoop, Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL, lançou uma formação profissional gratuita de provadores especializados de Queijo Serra da Estrela com Denominação de Origem Protegida (DOP), com o objetivo de alargar o número de provadores qualificados para júri do Painel Oficial do Queijo Serra da Estrela DOP.

“Para que cada Queijo Serra da Estrela DOP mereça este rótulo inconfundível revelador da sua identidade e características únicas, há um longo processo que começa na sua cadeia de valor e acaba num painel de provadores qualificados e especializados”, explica a Cooperativa.


Esta formação presencial integra uma alargada prática de avaliação sensorial, com aferição das características e atributos de queijos Serra da Estrela DOP, designadamente a crosta, a forma e consistência, a textura, a cor da pasta e o sabor e o aroma.

Tem duração de dois dias (17 e 18 ou 24 e 25 de setembro), é aberta a participantes de todo o país e acontece na sede da Estrelacoop em Celorico da Beira.

A formação será realizada pela ALS Portugal, entidade formadora no âmbito da biotecnologia aplicada à segurança alimentar, saúde animal e controlo ambiental.

No final do curso cada participante conseguirá obter a Qualificação para integrar o Painel Oficial de Provadores do Queijo Serra da Estrela DOP, permitindo ao provador garantir que tem conhecimento sobre os elementos distintivos DOP, capacidades ímpares de avaliação sensorial do queijo, bem como de análise da qualidade de produção.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente no site oficial da Estrelacoop ou diretamente AQUI