O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou a Beira Interior sob aviso amarelo entre as 12:00 de amanhã, dia 11, e as 12:00 de sexta-feira, dia 13, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
No concelho da Covilhã a temperatura máxima prevista para amanhã, é de 38º e a mínima 17º, sendo que na sexta-feira e sábado, dia 13 e 14 respetivamente, a máxima chega mesmo aos 40º.
Uma massa de ar quente do norte de África é a responsável pelo aumento das temperaturas em todo o país.
Referir que na presença de temperaturas elevadas recomenda-se a hidratação regular, que se faça refeições mais leves e frequentes, que se evite a exposição direta ao sol e que se utilize roupas mais frescas e leves.
Segundo o IPMA, os 3 concelhos da Cova da Beira estão sob risco máximo de incêndio.
Perante o risco máximo de incêndio é proibido fazer queimada extensiva sem autorização; queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia; utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.