Covid-19: Vacinação para maiores de 12 anos disponível em “casa aberta”

A vacinação contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta” está disponível a partir de hoje para jovens com idade igual ou superior a 12 anos, anunciou a `task force´ que coordena o processo.

A recomendação da Direção-Geral de Saúde para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.


“Cerca de 150 mil crianças foram vacinadas durante este fim de semana, esperando-se que no próximo continue a vacinação desta faixa etária e posteriormente através da casa aberta se possa continuar, para chegarmos entre as terceira e quarta semana [de setembro] com 85% de esquema vacinal completa”, destacou Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Segundo a `task force´ liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, a partir de hoje, os utentes poderão também ser vacinados, através desta modalidade, em qualquer centro de vacinação, desde que recorram ao sistema de senha digital.

“Para esta modalidade, será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única”, referiu a mesma fonte em comunicado, ao adiantar que, para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “casa aberta”, é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e obtenha uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado.