Mais de 23 mil em excesso de velocidade na campanha “Viajar sem pressa”

Foram mais de 23 mil as infrações por excesso de velocidade detetadas entre 10 e 16 de agosto no âmbito da campanha “Viajar sem pressa”, que teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.

Num comunicado conjunto, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP adiantam que naquele período foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 2.646.373 veículos, 83% dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (da responsabilidade da ANSR).


Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e PSP em Alverca, Viseu, Arrifana, Castelo Branco e Porto Alto.

Na campanha foram sensibilizados 520 condutores e passageiros.

No que diz respeito à sinistralidade, no período da campanha as autoridades registaram um total de 2.535 acidentes, de que resultaram 17 vítimas mortais, 60 feridos graves e 863 feridos ligeiros.

Segundo a nota, relativamente ao período homólogo de 2020, verificaram-se mais 415 acidentes, mais 11 vítimas mortais, mais 19 feridos graves e mais 184 feridos ligeiros.