“O maior investimento feito na Serra da Estrela”. Pista de gelo a funcionar em outubro

A ampliação e requalificação da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, a criação de uma pista de gelo e de uma pista de Esqui sintético foram os investimentos anunciados ontem pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP). O “concretizar de um sonho antigo da Federação”, afirmou o presidente da Federação, Pedro Farromba.

O “maior investimento feito na Serra da Estrela”, nos últimos anos, feito por “quem cá está”, salientou.


Pedro Farromba anunciou que as obras para “criar de raiz”, a pista de gelo “Serra da Estrela Ice Arena”, já foram iniciadas e prevê-se que a pista comece a funcionar a partir do próximo mês de outubro. Esta pista irá permitir treinar as modalidades de hóquei no gelo, curling, patinagem artística e de velocidade, de outubro a abril.

Um investimento de 320 mil euros, destinado à prática desportiva e ao lazer, que pretende ser “mais um ponto de atração para a Serra da Estrela”.

A Federação anunciou também o investimento na ampliação e requalificação da Pousada, que passa por “readequar a oferta” do equipamento “àquilo que é hoje a procura”. Para isso está prevista a transformação das camaratas e a criação de 18 quartos duplos, 13 quartos quádruplos e 4 quartos familiares, o que perfaz um total de 114 camas.

Está também prevista a criação de uma zona ligada ao desporto e à saúde, com um ginásio, uma área de crioterapia e gabinetes médicos, destinada à “preparação e recuperação de atletas em altitude”. Haverá ainda uma área destinada ao “tratamento de doenças respiratórias”, nomeadamente a asma.

A FDIP quer ainda construir nas Penhas da Saúde uma pista de Esqui sintética, destinada à “aprendizagem”, para continuar os trabalhos de formação com crianças.

Pedro Farromba sublinhou que qualquer pessoa independentemente da sua condição física poderá aceder e praticar as modalidades de gelo.

Para o investimento na requalificação da pousada e a criação de uma pista de esqui sintética “será feita uma candidatura a fundos comunitários”. Será um investimento “avultado”, a rondar os 2,5 milhões de euros.

O presidente da FDIP referiu ainda “que a correr bem”, o objetivo é estar “com o processo concluído” no verão de 2023.

Com a concretização dos investimentos referidos, a Federação conseguiu aumentar o prazo de concessão por mais 15 anos, contabilizados a partir da data em que irá finalizar a concessão em vigor. Assim a FDIP terá a exploração da Pousada de Juventude por mais 25 anos.