Museu de Lanifícios celebra Património com convidado especial

Nos próximos dias 24, 25, 26 de setembro e 2 de outubro, o Museu de Lanifícios da UBI associa-se às Jornadas Europeias do Património que celebram o Património Inclusivo e Diversificado, através do tema “Património de, por e para Todos, porque o Património é nosso”.

Segundo o Museu, o programa apresentado “tem por objetivo a sensibilização da comunidade para a riqueza e diversidade do património industrial na Covilhã, Cidade-Fábrica e no concelho”. 


Deste modo, no dia 25 de setembro, pelas 15h30, terão como “convidado especial” o Professor Jorge Custódio, “um dos eméritos investigadores do património industrial do nosso país e, em especial, da Covilhã, que irá proporcionar uma visita orientada, aberta à comunidade, pelo Circuito do Vapor”.

A visita incluirá a passagem por três lugares com património arqueológico alvo de ações de preservação e de salvaguarda: a Tinturaria setecentista pombalina na Real Fábrica de Panos, classificada em 1982 como Imóvel de Interesse Público; as estruturas arqueológicas e a caldeira a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga e a caldeira a vapor Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições.

Nos dias 24 e 26 de setembro, enquadrados pela Rota da Lã, serão proporcionados dois dos percursos pedestres urbanos pelo património industrial (Ribeira da Goldra e Centro Histórico), e, no dia 2 de outubro, será ainda possível percorrer o Trilho dos Operários – da Bouça à Covilhã, com a parceria da empresa ArgumentImperdível Unipessoal, Lda.  

Além destas iniciativas, serão também proporcionadas entradas livres às Reais Fábricas de Panos e Veiga e visitas guiadas gratuitas, às 11h e às 15h, com um percurso “estimulante” pelo tema “Da manufatura à Industrialização dos Lanifícios”. 

A participação nestas comemorações é livre e gratuita, no entanto as atividades têm número limite de participantes, pelo que se recomenda a inscrição prévia através do telefone 275241411 ou e-mail muslan@ubi.pt