PS é o vencedor da noite eleitoral na Covilhã. Conheça as reações aos resultados

O PS venceu as eleições no concelho da Covilhã, conseguindo a maioria na Câmara Municipal, a lista mais votada na Assembleia Municipal e a maior parte das Juntas de Freguesia.

Para a CMC o PS teve 46.24% dos votos, a coligação “Juntos, fazemos melhor” 30.39%, a CDU 9.74, “Covilhã tem força”, 6,38 e o Partido Chega 1,73%.


Para a CMC o PS obteve 4 mandatos (Vítor Pereira, José Armando Serra dos Reis, Regina Gouvia e José Miguel Oliveira) e a coligação “Juntos, fazemos melhor” 3 (Pedro Farromba, Ricardo Silva e Marta Alçada). Na assembleia municipal há 11 mandatos para o PS, 8 para a coligação “Juntos, fazemos melhor”, 2 para a CDU e 1 para a coligação a “Covilhã tem força”.

Nas assembleias de freguesia, o PS venceu 10 com listas próprias (Cantar-Galo/Vila do Carvalho, Casegas/Ourondo, Cortes do Meio, Covilhã/Canhoso, Erada, Paul, S. Jorge da Beira, Teixoso/Sarzedo, Unhais da Serra, Vale Formoso/Aldeia do Souto e Verdelhos) e 3 em listas independentes com apoio do PS (Aldeia S. Francisco de Assis, Dominguizo e Sobral S. Miguel).

A coligação “Juntos, fazemos melhor” ganhou a junta de Peraboa ao PS. Há ainda 3 juntas de freguesia lideradas por independentes com apoio da coligação: Barco/Coutada, Ferro e Tortosendo.

A CDU manteve a freguesia da Boidobra.

Na hora de celebrar vitória, a primeira salva de palmas, “calorosa e efusiva”, que Vítor Pereira pediu no seu discurso, já depois da uma da manhã, foi para “os adversários” nestas autárquicas. Lembrou depois os covilhanenses em geral e logo depois todos os que votaram.

Assume a “responsabilidade” que os covilhanenses lhe deram, para durante mais 4 anos continuar “à frente dos destinos do concelho”. De resto prometeu ainda “continuar o trabalho” para corresponder a essa “confiança”.

Pedro Farromba falou em nome da coligação “Juntos, fazemos melhor” e assumiu que “a equipa coesa que liderou” será a “alternativa daqui a 4 anos”. Disse que a “Covilhã escolheu outra candidatura” para liderar os destinos do concelho e “é preciso respeitar”. Dos resultados extrai-se que “na Covilhã há apenas uma alternativa”, afirmou.

Jorge Fael assume que a CDU obteve “um bom resultado com mais votos e mais mandatos, nomeadamente nas assembleias freguesias”. Neste ponto a CDU passa de 10 para 17 mandatos, com freguesias onde pela primeira vez tem eleitos. Na Assembleia Municipal mantém 2 eleitos, salientou ainda o candidato que não foi eleito para a CMC.

João Morgado assumiu a derrota na noite eleitoral na Covilhã, considerando que “apresentou uma alternativa” que “não foi reconhecida pela população” logo “não foram atingidos os objetivos a que se propuseram”, disse na sua intervenção. Deu os parabéns a Vítor Pereira pela vitória e afirmou que, como cidadão, “continuará a trabalhar em prol do concelho”.