Gouveia recebe a elite mundial de Trial neste fim de semana

O município de Gouveia volta a receber, neste fim de semana, provas mundiais de Trial, que reúnem na cidade a elite desta modalidade.

O centro da cidade recebe o FIM Trial das Nações, uma das mais importantes competições da Federação Internacional de Motociclismo, que se realiza oficialmente desde 1985.


Gouveia já tinha recebido uma etapa do Campeonato Mundial de Trial (TrialGP) e este ano, voltará a receber, em paralelo com o Trial das Nações, em sequência da recente anulação da etapa britânica do Mundial. Serão seis competições ao longo de três dias, nomeadamente o Trial das Nações masculino e feminino, TrialGP, Trial 2, TrialGP Women e Trial 2 Women.

O dia de hoje, dia 17, está destinado às verificações técnicas e administrativas e às primeiras sessões de treinos. Amanhã decorrem as provas das categorias do Campeonato do Mundo FIM de Trial. No domingo disputa-se o FIM Trial das Nações, onde 73 pilotos irão tentar conquistar os títulos mundiais de seleções, com cerca de 25 países representados, incluindo Portugal.

Gouveia deveria ter sido o palco do FMI Trial das Nações no ano passado, porém a competição foi adiada para este ano devido às limitações impostas pela pandemia.

A organização destas diversas competições de Trial ficou a cargo do clube Talentos Objetivos e do Município de Gouveia, com a colaboração do Peña Moteros Val Miñor.