Parlamento dos Jovens 21/22 vai debater “fake news”

Está já aberto o período de inscrição das escolas na edição 2021/2022 do Programa Parlamento dos Jovens, este ano com o tema “Fake news: o impacto da desinformação na democracia”, informou hoje o Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.


O Programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outra aos alunos do ensino secundário.

Segundo nota de imprensa do IPDJ os objetivos do programa são educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, bem como promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

Incentivar a reflexão e o debate, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria são outras metas a atingir com o programa.

As inscrições decorrem on line, em jovens.parlamento.pt