Festival da Cherovia vai servir como “rampa de lançamento” da próxima edição

A edição deste ano do Festival da Cherovia vai servir como “rampa de lançamento” da edição do próximo ano que será “um grande Festival já no terreno”, disse Eduardo Cavaco, presidente da Banda da Covilhã, na apresentação do evento.

Eduardo Cavaco começa por destacar que, este ano, o Festival, que decorre de 23 a 26 de setembro na Covilhã, vai focar-se em 5 eixos: gastronómico, cultural, científico, ambiente e saúde, e educacional.


“Cherovia à la Carte” é uma das grandes novidades, no âmbito do qual se irá realizar um “Live Cooking” permanente no Pelourinho, onde 3 chefs irão confecionar diferentes pratos com este produto. Estarão cerca de 2/3 stands na Praça do Município e, ainda, junto à Janela Manuelina com Filhoses de Cherovia, para simbolizar a presença no Centro Histórico.

Outra das apostas é a Rota Gastronómica que no ano passado contou com 10 restaurantes aderentes e foi um “estrondoso sucesso”. Este ano, são 18 os restaurantes a aderir, ao incluir receitas de Cherovia nos seus menus, entre o dia 20 e 26.

No que diz respeito ao eixo cultural, os espetáculos terão lugar no Largo atrás da Câmara, “mantendo a tradição”, com a Noite Académica na quinta-feira, com atuações do Quinteto de Sopros da Banda da Covilhã, C’a Tuna aos Saltos e Desertuna.

Na noite de Fados, sexta-feira, sobem ao palco Yola Dinis e Adelino Guimarães, acompanhados por Hélder Machado Jr na guitarra portuguesa e Luís Guimarães na Viola de Fado. No sábado atua a banda Manta de Ourelos.

O Festival vai marcar presença no Serra Shopping, com uma ilha, e também no Mercado Municipal.

Na Cantina da UBI “vai haver cherovias, um dia à hora de almoço, visto que a UBI tem muitos alunos deslocados que são os melhores embaixadores para as suas terras, para que no próximo ano possamos ter os alunos e famílias porque o festival vai crescer”.

No domingo, devido às eleições autárquicas, todas as tasquinhas e Livecooking serão encerrados. Nesse dia, será realizada uma caminhada até à maior plantação de cherovias, no Ferro, com apanha de cherovia e pequena prova.

Os espetáculos vão ter público, sujeito a inscrição prévia, e transmissão online, com diretos a partir de todos os espaços onde se desdobra o Festival.