UBI apresenta projeto UNITA Geminae a instituições lusófonas

A Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu a apresentação do projeto UNITA Geminae, uma iniciativa que se destina a “formar parcerias” com instituições de países fora da União Europeia. Este encontro reuniu online instituições de países de língua oficial portuguesa, que por indicação da UBI estão a ser envolvidas no UNITA – Universitas Montium.

Esta reunião decorreu na passada quarta-feira, dia 15, com a participação da equipa UNITA, liderada pelo Vice-Reitor com a pasta da Internacionalização, José Páscoa.   


Segundo a UBI, o projeto Geminae pretende “criar uma comunidade internacional ativa da UNITA que compartilhe os mesmos valores, neste particular com universidades ligadas às línguas românicas, aquelas que são a base da UNITA”. No total, no primeiro grupo de universidades selecionadas contabilizam-se 30 instituições, de quatro continentes, cuja participação foi sugerida pelas cinco academias da UNITA.

No grupo de instituições de língua portuguesa, foram indicadas a Universidade de Cabo Verde, as universidades brasileiras de Brasília, Federal da Bahia, Federal de Viçosa, Regional de Blumenau e de São Paulo e, ainda, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Estiveram ainda a Organização de Estados Iberoamericanos e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

A UBI explica que através da “parceria formal com todos os membros da UNITA, as universidades Geminae vão permitir aos seus alunos e funcionários participarem nos programas de mobilidade, incluindo cursos virtuais para estudantes, e mobilidade rural; promover acordos para investigação, criar novas oportunidades para a realização de doutoramentos; desenvolver cursos de línguas e de formação de professores, além da aposta em atividades de inovação pedagógica”. Este projeto abrange ainda a “realização conjunta de seminários e workshops”.

O UNITA – Universitas Montium é formado pela UBI e pelas universidades de Torino (Itália), que atua como coordenadora, de Pau et du Pays de l’Adour e de Savoie Mont Blanc, de França, Universidad de Saragoça, em Espanha, e Vest di Timisoara, da Roménia.