Presidentes eleitos nas Juntas de Freguesia da Covilhã reagem à vitória

Das 21 freguesias do concelho da Covilhã 10 estão agora na mão do PS, a que se juntam ainda 3 independentes com apoio do partido. A coligação “Juntos, fazemos melhor” detém a junta de Peraboa e ainda 3 juntas de freguesia lideradas por independentes com apoio da coligação. A CDU manteve a freguesia da Boidobra.

Durante a cobertura das Autárquicas 2021, todos os presidentes de junta reagiram à sua eleição, na emissão via streaming da Rádio Clube da Covilhã.


Joana Campos, independente com o apoio do PS, foi reeleita presidente da Junta de Aldeia de São Francisco de Assis, e acredita que tal se deve ao “trabalho” que têm vindo a desenvolver, com esperança de que os próximos 4 anos sejam “de trabalho e desenvolvimento para a freguesia e para as pessoas, sempre em colaboração com a Câmara Municipal da Covilhã”.  

Na União de Freguesias de Barco e Coutada, Vítor Fernandes, candidato independente com o apoio da coligação “Juntos, fazemos melhor”, afirmou que toda a equipa está “satisfeita”, sendo que já estavam “convictos” que iam ganhar, mas os resultados “mostram que a população de facto quis mudar e elegeu-nos com uma percentagem bastante significativa”.

Na Boidobra, única freguesia do concelho governada pela CDU, Marco Gabriel renovou o mandato e orgulha-se da população que decidiu “manter a confiança na equipa da CDU, no seu projeto autárquico para a Boidobra e apenas por 6 votos não dar a maioria absoluta”.

Na União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho, foi reeleito Pedro Leitão, candidato socialista que salientou que “a população viu que o que estava a ser feito e fico feliz por isso” acrescentando que assume este cargo “com todo o gosto e dedicação”.

César Craveiro, independente com o apoio do Partido Socialista, foi concorrente único em Casegas e Ourondo e, nos próximos 4 anos, vai “continuar a lutar” pela desagregação das duas localidades.

Jorge Viegas, candidato do PS a Cortes do Meio mostrou-se “muito contente”, realçando que, embora fosse candidato único, “é muito bom ter esta votação expressiva”. “É um momento para celebrar e arregaçar as mangas para o próximo mandato que esperamos que seja tão intenso como este” referiu.

Na União de Freguesias da Covilhã e Canhoso foi reeleito Carlos Martins, candidato socialista, que garante que a postura da sua equipa será “exatamente a mesma do mandato anterior: trabalhar pelas pessoas, desenvolver a UF e iniciar o processo de desagregação”.

Também o candidato independente com o apoio do PS, José Matos, foi reeleito no Dominguizo e acredita que “o trabalho dos últimos 4 anos foi refletido nas urnas”, resultando numa maioria de 52,81%.

Na Erada, o candidato socialista, João Ramos Almeida, foi concorrente único. Ainda assim, conseguiu 78,21% dos votos e refere que esta “vitória expressiva só quer dizer que temos de trabalhar mais e melhor nos próximos 4 anos e servir as pessoas como elas merecem”.

No Ferro, foi a candidatura independente liderada por Gilberto Melfe e apoiada pela coligação “Juntos, fazemos melhor” a vencedora, e o cabeça de lista mostrou-se “extremamente satisfeito e grato a todos os ferrenses” que “depositaram” em si a sua confiança e garante que daqui para a frente “só temos uma cor, é Todos pelo Ferro”.

Em Orjais, o candidato independente, Sérgio Rodrigues, revelou-se “satisfeito” com a votação e referiu que já se encontra a preparar os próximos 4 anos “de muita responsabilidade para os quais já estávamos preparados visto que não havia mais listas”.

Cristina Barata, vencedora da coligação “Juntos, fazemos melhor” em Peraboa, destaca que esta foi “uma vitória muito reconfortante porque foi uma campanha muito trabalhosa, mas venceu quem o povo queria e o povo é que elege e é que sabe realmente aquilo que quer”.

Na União de Freguesia de Peso e Vales do Rio, Rui Amaro, candidato independente, atingiu os 78,33% de votos e referiu, emocionado, que “foi um resultado fabuloso, muito acima das expectativas” que foi o culminar do “excelente trabalho desenvolvido por esta equipa durante estes 8 anos”. Referiu que é este “voto de confiança” que lhe vai “dar alento para os últimos 4 anos”.

Em São Jorge da Beira, o vencedor, Paulo Quintela, do PS, afirma que já se encontra de olhos postos nos próximos 4 anos que são “de trabalho” e que o vão fazer “por este povo que merece”.

Em Sobral de São Miguel, Sandra Ferreira, independente com o apoio do Partido Socialista, era candidatura única nesta freguesia e realça a vitória de terem conseguido “evitar que a abstenção fosse muito significativa”. Para o próximo mandato, afirma que será de continuação do caminho iniciado, com o objetivo de “concluir a EM511 e tudo o que temos vindo a falar nesta campanha”.

António Carriço, eleito presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo pelo PS, aproveitou para “felicitar a vitória da equipa” que foi também a do povo do Teixoso, a quem dirigiu uma mensagem “pacífica”, sustentando que mantiveram “elevada postura e educação” e o povo “soube entender a mensagem”.

No Tortosendo, a vitória é de David Silva, independente com o apoio da coligação “Juntos, fazemos melhor” que garante que nos próximos 4 anos vão trabalhar com o seu projeto e “aceitar as propostas que vêm das outras listas candidatas porque é assim que trabalhamos”.

Em Unhais da Serra, José Guerreiro (PS) foi reeleito, apesar da “campanha de ataque pessoal” e agradece que o povo tenha reconhecido o seu valor e lhe tenha atribuido “o voto de confiança”.

Também Daniel Tavares (PS) foi reeleito na União de Freguesias de Vale Formos e Aldeia do Souto e afirma que foi uma “vitória categórica, com uma diferença muito grande que não esperava. Foi uma noite histórica, muito boa, para Vale Formoso e Aldeia do Souto”.

Daniela Correia eleita pelo PS em Verdelhos considera que foi uma vitória “justa e bem merecida” e garante que nos próximos 4 anos vai honrar o seu “compromisso com trabalho, empenho e dedicação”.

No Paul, não conseguimos, em tempo útil, estabelecer contacto com o presidente reeleito, Gabriel Gouveia.