Fundão: Passeio interpretativo na Gardunha para “descobrir a impotência da rocha”

No âmbito do Projeto “Abeirar”, o Município do Fundão, em parceria com os Caminheiros da Gardunha, irão promover, amanhã, dia 2 de outubro, às 8h45, um passeio interpretativo na Serra da Gardunha, inspirado na temática da “rocha” e na obra “Orologia da Gardunha”, de José Inácio Cardoso.

Neste passeio os participantes terão oportunidade de descobrir a importância da “Rocha” como elemento vital da Serra da Gardunha e contam com a presença dos convidados Fábio Loureiro, do Estrela Geopark, Pedro Salvado, do Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro e Sílvia Ferreira, atriz.


Recordar que o projeto “Abeirar” nasceu do cruzamento de objetivos entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), a Plataforma de Ciência Aberta de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela GEOPARK e a Universidade da Beira Interior (UBI), com a missão de potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

O ciclo de eventos “Abeirar” percorre os 15 concelhos da CIM-BSE, numa sequência de três temporadas, cada uma dedicada a um tema central para o território – água, céu e rocha. As atividades são inspiradas a partir de um livro e nas estórias da terra, mas também nas estórias da ciência, promovendo o conhecimento e o envolvimento dos cidadãos por um bem comum, por um mesmo território.