SCC tomba na Taça de Portugal frente ao Serpa

O Sporting Clube da Covilhã foi hoje eliminado da Taça de Portugal pelo FC Serpa, através do desempate por grandes penalidades (9-8), depois de não ter conseguido desfazer o nulo no tempo regulamentar e ainda ter visto Helitão ser expulso na segunda parte.

Em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, os Leões da Serra fizeram tudo o que estava ao seu alcance para ultrapassar a formação do FC Serpa, mas a falta de finalização acabou por voltar a sair demasiado caro. O adversário, militante na quarta divisão do futebol português, mostrou desde cedo ter muita garra e solidariedade no setor defensivo, cerrando todas as suas fileiras em prol de manter a sua baliza inviolada.


Naturalmente, os serranos foram donos e senhores da posse de bola e tiveram inúmeras ocasiões para inaugurar o marcador. Na primeira parte, Isaiah, Ricardo Vaz e Jô foram os principais agitadores do ataque covilhanense, mas Rui Pereira fechou a baliza a sete chaves, sendo ajudado pelo poste em duas ocasiões de seguida, já perto do intervalo. 

No regresso da pausa, Jô voltou a pecar na cara do golo e, apesar da entrada de Devid Silva e Lucas Barros, a bola teimava em não entrar, fosse devido a uma de muitas defesas do guarda-redes do Serpa, fosse por um corte da defesa ou por desenquadramento com a baliza. Bruno Bolas, que foi um mero espectador durante a grande maioria do encontro, ainda causou um susto enorme aos seus adeptos no segundo tempo, falhando um passe simples para André Almeida e entregando a bola em zona privilegiada para Luiz Henrique, que para sua felicidade, não conseguiu castigar o erro do guardião.

Aos 80 minutos, as coisas foram de mal a pior para o Covilhã, uma vez que Helitão chegou atrasado a uma disputa com Marquinhos e derrubou com gravidade o adversário, vendo o cartão vermelho direto.Ainda antes do fim do tempo regulamentar, Ahmed Isaiah voltou a tentar a sua sorte com um remate em arco à entrada da grande área, mas o seu remate voltou a embater na trave de Rui Pereira, ficando o nulo no marcador intacto. 
Desfalcado e com a confiança em baixo, o Sporting da Covilhã continuou a sua senda ofensiva ao longo do prolongamento, mas nunca mostrou a arte e engenho necessária para conseguir abanar as redes do FC Serpa, que continuou fechado atrás e fez tudo para que o desempate por grandes penalidades chegasse. 

A partir da marca dos 11 metros, foram 17 as tentativas cobradas, mas o destino serrano estava traçado. André Almeida e Tiago Moreira poderiam ter selado a passagem serrana, mas vacilaram na cara de Rui Pereira, que completou uma exibição assombrosa ao defender ainda a derradeira cobrança de Thiago Moraes e a levar a massa adepta serpente ao delírio com a passagem à próxima fase da prova-rainha.

O Sporting da Covilhã foi assim eliminado da Taça de Portugal pelo FC Serpa e aponta baterias para o regresso à Segunda Liga, marcado para o próximo domingo, dia 24 de outubro às 19h30, onde os serranos vão defrontar fora o Trofense numa partida relativa à nona jornada do campeonato.