Teixoso/Sarzedo: Pela 1ª vez uma mulher assume a Assembleia de Freguesia

Mónica Ramôa (CDU) foi esta tarde eleita presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia da UF Teixoso e Sarzedo, cargo pela primeira vez desempenhado por uma mulher, destacou a eleita da CDU na sua primeira intervenção após tomar posse.

A instalação dos órgãos autárquicos para o próximo quadriénio na UF Teixoso e Sarzedo decorreu este domingo. Para além da tomada de posse dos eleitos a 26 de setembro, em causa estava também a eleição dos 2 vogais para a Junta de Freguesia, para exercer os cargos de secretário e tesoureiro, e a Mesa da Assembleia de Freguesia.


Por proposta do presidente de junta, António Carriço, e aprovada por unanimidade, as eleições foram uninominais. Para Secretário da Junta António Carriço propôs Rosa Amaro (PS), eleita com 8 votos a favor e um contra e para Tesoureiro Patrick Matos (PS) que foi eleito por unanimidade.

Para a Mesa da Assembleia de Freguesia estiveram na corrida dois eleitos. Mónica Ramôa (CDU) e Carlos Maricoto (PS), tendo sido eleita Mónica Ramôa com 5 votos. Para primeiro secretário foi eleito Marco Pais (Teixoso em Mudança) com 5 votos a favor e como segundo secretário Paulo Silvino (Teixoso em Mudança) também com 5 votos a favor.

Mónica Ramôa na sua intervenção após a instalação da Mesa, disse que esta “é o espelho do que foi a vontade popular expressa nas eleições”, destacando que “o executivo fica com a força ganhadora, com o apoio de todos, e a oposição com a Mesa da Assembleia”, prometendo uma “oposição construtiva e fiscalizadora”.

Mónica Ramôa mostrou ainda satisfação por ter sido eleita para o cargo pela primeira vez uma mulher. “Um sinónimo de desenvolvimento”, disse, mostrando também vontade de, neste cargo, fazer a ligação “entre quem ganhou e quem ficou em segundo lugar nas eleições, mas muito perto do primeiro”, afirmando que é preciso “pacificar” para que se possa fazer coisas construtivas, disse.

Recordar que que nas eleições de 26 de setembro o Partido Socialista foi a força política mais votada, conseguiu 4 mandatos, o movimento Teixoso em Mudança também 4 mandatos e a CDU um mandato.

António Carriço, presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo não escondeu a satisfação por voltar ao cargo 20 anos depois. Disse que o acompanha uma equipa “renovada e equilibrada”.

No seu discurso apelou à união de todos os eleitos, “para bem da resolução dos problemas da freguesia”, afirmando que será possível “tornar a União de Freguesias como um dos polos urbanos mais importantes do concelho”.

As prioridades do programa assentarão no “programa eleitoral” que apresentou, mas estará “atento aos outros dois programas sufragados, pois também têm objetivos primordiais para o desenvolvimento da freguesia”, disse, afirmando que as prioridades assentarão, nas infraestruturas e acessibilidades, ação social e associativismo, empreendedorismo, emprego e turismo, valências “que possam contribuir para um futuro melhor”.

António Carriço concluiu o seu discurso afirmando que se esperam “4 anos de muito trabalho e com diálogo”, vincando que “as nossas terras precisam de quem ganhou as eleições e de uma oposição construtiva, respeitando tudo e todos”. Apelou à união de todos os eleitos e sociedade civil “para bem da União de Freguesias”.