JS Covilhã: Rúben Matos eleito presidente. Pretende “manter casa forte e unida”

O jovem Rúben Matos, que encabeçou a única lista a sufrágio, foi ontem eleito presidente da concelhia da Juventude Socialista (JS) da Covilhã com 94% dos votos, sucedendo a Joana Mendes, que é a nova presidente da Mesa da Assembleia.

Em simultâneo decorreram também as eleições para os 3 núcleos de residência que a JS tem no concelho, sendo que para o da Covilhã foi eleito João Cristóvão com 83% dos votos, no núcleo do Teixoso Vânia Neves teve 100% dos votos, tal como Leonor Mendes, no núcleo de residência da União de Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho.


O novo líder dos jovens socialistas afirma que a sua eleição representa a “continuidade” do trabalho que estava ser feito sob a direção de Joana Mendes, frisando que o próprio já integrava a concelhia. “Encontramos uma casa forte e unida e é esse trabalho que vamos continuara fazer”, disse em declarações à Rádio Clube da Covilhã, acrescentando que “a Joana Mendes fez um trabalho notável na JS nos últimos 2 anos, e queremos continuar nessa linha, continuando unidos para fazer a integração de novos quadros na JS”, disse.

Criar mais núcleos de residência no concelho e cativar cada vez mais jovens para as fileiras da JS, são outros objetivos que pretende para o seu mandato de 2 anos.

Reivindicar mais direitos para os jovens, em áreas como a cultura, educação, empregabilidade e sobretudo “captar cada vez mais jovens para a região e segurar os que aqui ainda se mantêm”, são também metas a atingir, frisou o dirigente.

Destaca ainda o trabalho que o Conselho Municipal da Juventude e o da Educação têm sido, afirmando que são “um ótimo instrumento de trabalho. “No Conselho Municipal da Juventude, através de todas as associações juvenis que ali têm assento, estão também representados os jovens e em conjunto têm desenvolvido um trabalho profícuo”, defendeu.

Rúben Matos pretende também ir ao encontro dos cerca de 8 mil jovens estudantes da UBI, principalmente através da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e também das várias associações culturais, desportivas, e outras “onde esses alunos estão muitas vezes, porque muitos deles, não sendo da Covilhã, estão perfeitamente integrados e dispostos a trabalhar por uma cidade e um concelho melhor”, disse.