Nulos “vencem” eleições e outras curiosidades das Autárquicas na Beira Interior

Nas eleições autárquicas de 2021, na Beira Interior, houve uma freguesia em que os votos nulos tiveram mais expressão que aqueles que serviram para eleger o presidente de junta. Aconteceu na freguesia de Proença-a-Nova e Peral, a maior do concelho Proença-a-Nova, em que os votos “Nulos” tiveram “maioria absoluta” com 50,29%, tendo a coligação PSD/CDS vencido a junta com 36,16%. Uma situação que estará ligada à rejeição da lista do PS para aquela Assembleia de Freguesia no Tribunal, mas que ainda assim constava do boletim. Erro dos eleitores, ou protesto, é algo que se desconhece.

Uma das novas realidades com que a Beira Interior deverá ter de contar cada vez mais em eleições futuras é a eleição por “Plenário de Cidadãos”. Este tipo de eleição, em que não existem listas concorrentes e a votação é feita a hora marcada, sucede em freguesias com menos de 150 eleitores. Nas autárquicas de 2017, a freguesia de São João do Peso (Vila de Rei), a mais pequena do continente, foi a única na região em que os representantes foram eleitos desta forma. Contudo, em 2021, mais 7 freguesias passaram a decidir o presidente de junta através de “Plenário de Cidadãos”, sendo agora um total de 8: São João do Peso (Vila de Rei), Pessegueiro (Pampilhosa da Serra), Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova), Sobral e Madeirã (ambas no concelho de Oleiros) e Avelãs da Ribeira, Vila Franca do Deão e João Antão (as 3 no concelho da Guarda).


Neste ato eleitoral, destaque também para repetições de votação devido a empate entre as listas mais votadas, ocorrido no dia 26 de Setembro. Aconteceu em duas assembleias de freguesia da Beira Interior: Vela (Guarda) e Pousafoles do Bispo, Pena Lobo e Lomba (Sabugal). Nesta freguesia do Sabugal a votação já foi repetida no passado domingo, enquanto em Vela será realizada no próximo dia 10.

Quanto aos votos expressos, nas 352 assembleias de freguesia da Beira Interior em que houve eleição, o PS (64.574 votos) está à frente do PSD, quer com os sociais-democratas a concorrer sós (43.156 votos) quer somando as várias coligações do PSD (57.035 votos). No entanto, e apesar disso, o PS soma apenas 121 juntas (tinha 139 em 2017), menos que o PSD, tanto sozinho, em que contabiliza 128 (143 em 2017), quer coligado, em que totaliza 140 juntas conquistadas (147 em 2017). Outra nota importante a reter é que os grupos de cidadãos subiram de 71 juntas em 2017 para 88 em 2021.

A CDU continua a presidir a 2 juntas (o mesmo número de 2017). De realçar que manteve a Boidobra (Covilhã), ganhou Alvoco da Serra (Seia), mas perdeu a junta de freguesia de Almeida (Almeida). O Partido Popular Monárquico (PPM) consegue a única junta a nível nacional na Beira Interior, a freguesia de Coriscada no concelho de Mêda. O CDS-PP e Nós Cidadãos, que tinham apenas 1 junta cada em 2017, deixaram de ter qualquer junta em 2021 (não contabilizando coligações). O CDS-PP, enquanto líder de coligação, conta com 2 juntas: Peraboa (Covilhã) e Ermida e Figueiredo (Sertã).

No total, o PS preside a 121 juntas na Beira Interior e tem 893 mandatos, o PSD tem 128 juntas e 856 mandatos, grupos de cidadãos presidem a 88 juntas e detêm 664 mandatos, a coligação PSD/CDS tem 9 juntas de 106 mandatos, a CDU tem 2 juntas e 35 mandatos, a coligação CDS/PSD/IL 1 junta e 24 mandatos, a coligação PSD/CDS/PPM 1 junta e 11 mandatos, a coligação CDS/PSD 1 junta e 6 mandatos e o PPM 1 junta e 5 mandatos. Mesmo sem terem eleito presidentes de junta, o Bloco de Esquerda (BE) conseguiu 1 mandato em Carvalhal (Sertã), o Chega 1 na freguesia de Sertã (Sertã) e 2 na de Castelo Branco (Castelo Branco); o MPT elegeu um total de 5 distribuídos por S. Vicente da Beira, Salgueiro do Campo, Sarzedas, Castelo Branco e Ninho do Açor e Sobral do Campo (todos no concelho de Castelo Branco) e o CDS-PP elegeu 1 em Unhais-o-Velho e outro em Janeiro de Baixo (ambos Pampilhosa da Serra).