Chorão de Molho: Regresso de “atividade emblemática” na academia ubiana

Decorreu ontem, no Jardim do Lago, o Chorão de Molho, um “dia unicamente pensado para os caloiros mas cheio de animação para todos”, onde os cursos competem entre si em vários jogos, encontrando no fim o curso vencedor.

Depois de um ano e meio de “vidas académicas congeladas”, este é um dos pontos altos do Programa de Integração ao Caloiro e apresenta-se como “um marco histórico”, não só no que diz respeito ao “regresso à normalidade”, mas também da retoma de “uma atividade tão emblemática para a academia ubiana”, destacou o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Ricardo Nora, em declarações à RCC.


Trata-se de “um regresso muito esperado”, o que se nota “na cara das pessoas, desde os estudantes mais velhos aos caloiros que tinham uma expectativa. É muito bom e muito gratificante não só para quem organiza, mas também para quem participa”, refere o presidente.

Também o reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) e o Provedor do Estudante deixaram uma mensagem de boas-vindas aos novos alunos.

O reitor da UBI, Mário Raposo, começou por dirigir uma palavra de agradecimento a todos os que escolheram a UBI, o que é “muito importante” porque esta Instituição faz “o melhor” para eles.

Destacou que a Universidade acolhe, este ano, mais de 1500 alunos estrangeiros, de 47 países diferentes, não esquecendo que esta “não é só uma universidade portuguesa, é uma universidade europeia” uma vez que faz parte do consórcio UNITA – Universitas Montium, que engloba universidades em Itália, Espanha, Roménia e França, onde os alunos poderão fazer intercâmbio.

Ressaltou os mais recentes feitos da UBI, nomeadamente o facto de ter tido um docente, Bruno Travassos, e um mestre pela UBI, José Mendes, a sagrarem-se Campeões do Mundo de Futsal, o que comprova que “a UBI está no desporto”.

Destacou ainda conquistas nas áreas da medicina, gestão, engenharia aeronáutica e a atual colaboração da UBI com cientistas espanhóis na monitorização do vulcão na ilha de La Palma.

Conclui, assim, que a UBI “é uma universidade do mundo para o mundo”. Acrescentou, ainda, que é um reitor acessível e que não está num “pedestal”, sendo que está aberto para “receber e falar com todos”.

O provedor do estudante, Jorge Pereira, assume-se, tal como o reitor, “100% ubiano”. Garante estar ao dispor dos novos alunos apelando ainda a que tenham “consciência crítica”. Termina a sua intervenção a citar o ator Raul Solnado: “Façam o favor de ser felizes”.

Fotografia: Animactiva