TeatrUBI com futuro incerto. Responsáveis reclamam apoio “que nunca tiveram” da UBI

Rui Pires, responsável pelo TeatrUBI, Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior, afirma que o grupo só existe “graças ao apoio da ASTA”, companhia profissional de teatro da Covilhã, vincando que da parte da UBI “nunca houve uma iniciativa para resgatar o teatro, nunca houve um verdadeiro apoio”, sustentou.

O responsável defende que “enquanto existir a ASTA o grupo de teatro irá existir, há uma relação de grande dependência”, afirma. Realça que o TeatrUBI não tem sequer “um espaço para ensaiar”, está a fazê-lo graças “a amizades” no Oriental de S. Martinho, “o que não é lógico”, diz. “Com uma casa tão grande, como é que não há um espaço para o grupo ensaiar?”, questiona Rui Pires, afirmando que esta deve ser “uma situação única a nível nacional”.


Esta situação arrasta-se ao longo do tempo. Com a nova equipa reitoral “há conversações, foi-nos cedido o Auditório das Sessões Solenes para realizar o Ciclo de Teatro Universitário, vamos fazer o pedido e ver o que acontece”, refere ainda o responsável.

Rui Pires falava na conferência de imprensa de apresentação do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior.