UBI desafia comunidade a ajudar alunos carenciados

A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou uma campanha que visa reforçar os instrumentos de apoio social aos alunos. Chama-se Oportunidade Para Todos os Estudantes (OPTE) e é uma iniciativa destinada a sensibilizar a comunidade a contribuir com donativos para o Fundo Solidário.

O Fundo Solidário é um apoio financeiro para a ajuda das despesas dos estudantes considerados carenciados, nomeadamente propinas, alojamento, alimentação nas estruturas dos Serviços de Ação Social e reprografia da UBI. Este recurso, criado em 2018 como parte do Programa Ser Solidário, aplica os donativos no combate ao abandono escolar por motivos financeiros. Durante estes 3 anos, o fundo Solidário já apoiou 112 estudantes.


No âmbito da Campanha OPTE, foi ainda criado um estatuto de Embaixador Solidário – são assim intitulados aqueles que contribuem, individualmente ou coletivamente, de forma monetária para o Fundo Solidário.

Nesta altura, estão entre os Embaixadores Solidários a Associação de Jovens para a Ação Solidária (AJAS); Associação Académica da UBI; Casa do Pessoal da UBI; Grupo Encontro Ubianos e Faculdade de Ciências.

O projeto, conta ainda, com Embaixadores Solidários como o grupo Lions Club da Covilhã, Lions/Fórum Egitânia e Nuno Manuel Garcia dos Santos, docente da Faculdade de Engenharias da UBI.