Rui Rio reeleito no PSD. Na Beira Interior ganhou Rangel

Rui Rio foi reeleito presidente da PSD nas eleições diretas do partido que ontem se realizaram. Os social-democratas na Beira Interior deram, no entanto, a vitória a Rangel teve mais votos e ganhou em mais concelhias que Rio.

No total dos 26 concelhos da Beira Interior, Rui Rio obteve 681 votos (38,02%) contra os 1.087 (60,69%) de Paulo Rangel. Segundo o site oficial do partido, que disponibilizou resultados em tempo real, na Beira Interior, registaram-se ainda 15 votos brancos (0,84%) e 8 nulos (0,45%) tendo votado 1.791 (79,74%) dos 2.246 inscritos. Não votaram 455 fixando a abstenção nos 20,26%.


O líder do PSD, Rui Rio venceu em 12 concelhos, nomeadamente, Penamacor, Pampilhosa, Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos, Idanha-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Trancoso, Proença-a-Nova e Sertã, enquanto Rangel venceu em 14 concelhos: Covilhã, Fundão, Belmonte, Manteigas, Seia, Gouveia, Castelo Branco, Pinhel, Almeida, Aguiar da Beira, Mêda, Figueira Castelo Rodrigo, Mação e Vila de Rei.

No final da noite eleitoral Rangel disse não ter dúvidas que “o agora reeleito presidente do PSD”, Rui Rio, “sai com mais força para as legislativas do que se este processo não tivesse tido lugar”, dando os parabéns a Rio pela vitória, apelou à unidade do partido para a vitória a 30 de janeiro.

O líder reeleito do PSD disse encarar a vitória com “satisfação, com orgulho, mas acima de tudo com responsabilidade” e reiterou que funciona melhor “picado” e que está “picado para ganhar as legislativas”.

Como fez ao longo da campanha para as diretas, dirigiu grande parte do seu discurso para o futuro. “Eu funciono melhor quando me picam e efetivamente estou picado para ganhar as legislativas”, salientou. Sobre possíveis acordos futuros, disse que “vai a eleições democráticas” para “ganhar” e que irá “respeitar essas eleições quer ganhe, quer perca”, esperando a mesma postura dos outros partidos.