CDS-PP Covilhã: João Vasco e órgãos concelhios batem com a porta

João Vasco Caldeira, líder concelhio e distrital do CSD-PP apresentou ontem a sua demissão e desfiliação do partido. Em “solidariedade” com esta posição, seguiu-se a “demissão em bloco de todos os elementos dos órgãos concelhios do CDS-PP da Covilhã (Comissão Política Concelhia e Mesa do Plenário Concelhio)”.

Em declarações à RCC, João Vasco Caldeira, confirmou que após a decisão do Conselho Nacional cancelar o XXIX Congresso Nacional do CDS-PP, considerou que o CDS em que se filiou “deixou de existir”. “O partido sempre respeitou as posições diferentes e hoje a “maioria” que dirige o partido não o faz, censura e indica a porta da saída a quem pensa diferente”, frisou.


O líder da concelhia e da distrital do CDS, acrescenta que durante os seus mandatos, “apoiando ou não a direção nacional procurei sempre atuar da forma mais leal que pude, o CDS lidera a oposição na Covilhã e é a terceira força política em mandatos no distrito, fruto do trabalho e empenho de muitos como eu que agora se encontram impedidos de decidir e legitimar quem deve liderar o partido para o desafio das legislativas”.

Em nota de imprensa a Comissão Política Concelhia do CDS-PP Covilhã, refere que também a “decisão tomada pelo conselho nacional de adiar a realização do congresso para a escolha do novo presidente do partido para depois da realização das próximas eleições legislativas, vem contrariar todos os princípios que sempre caracterizaram o CDS/PP e em que os elementos que compõem os órgãos concelhios da Covilhã sempre acreditaram e lutaram pela sua implementação, com os resultados que todos conhecemos”.

Perante isto, no Plenário Concelhio que se realizou ontem, e em “solidariedade com as posições já assumidas publicamente de Adolfo Mesquita Nunes e João Vasco Caldeira, foi apresentada a demissão em bloco de todos os elementos dos órgãos concelhios do CDS-PP da Covilhã (Comissão Política Concelhia e Mesa do Plenário Concelhio)”.

Foi deliberado pelos seus membros o “afastamento de qualquer militância ativa no partido até ser reposta decisão da realização, em tempo útil, do XXIX Congresso Nacional do CDS-PP facto que será comunicado à Direção Nacional, Secretaria-Geral e Conselho Nacional do CDS-PP”.