Município de Manteigas cria evento para potenciar Faias da Serra da Estrela

“Faias Serra da estrela” é o nome do novo evento do Município de Manteigas, que decorre durante o mês de novembro. Este evento tenciona contruir uma marca única, forte, atrativa e com alto potencial de comunicação para o exterior, mas que, ao mesmo tempo, conserve o reconhecimento já existente por parte de todos os manteiguenses.

Parte do objetivo do Município traduz-se na criação de uma caminhada conjunta, colaborativa e em rede, que apoia e incentiva as Associações e os Empresários locais a arriscarem em novos conceitos e a serem parte ativa da agenda cultural, social e económica do nosso concelho.


A iniciativa decorre entre os dias 12 e 28 de novembro e inclui um cocktail com música ao vivo, um roteiro gastronómico da Feijoca de Manteigas, uma caminhada com ciência na rota das Faias e o Mercadinho de Outono.

Faz, ainda, parte do cartaz que o Município disponibilizou uma exposição fotográfica dos geossítios do Estrela Geopark, uma corrida pelos trilhos de burel, um passeio BTT pelos trilhos d’outubro e o VII Festival de Fotografia da Paisagem – Imaginature 2021.

Ao longo de três fins de semana, o “Faias Serra da Estrela 21” pretende proporcionar a todos os participantes e visitantes “momentos de ciência, desporto, fotografia, cultura e gastronomia, sempre em perfeita comunhão com a natureza”.

O nome “Faias” remete à beleza e reconhecimento das faias da região e trata-se de uma homenagem a uma das mais belas atrações turísticas de Manteigas, que nesta altura do ano, tem a particularidade de proporcionar a todos os que a visitam “uma experiência mágica e um incrível banho de cores de outono”.