Adjudicação do Sistema de Mobilidade da Covilhã à Transdev tem “luz verde” da Concorrência

A Autoridade da Concorrência (AdC) já publicou o aviso em que não se opõe à adjudicação, pela Câmara Municipal da Covilhã, à Transdev Interior da concessão do sistema de mobilidade da Covilhã.

A não oposição à operação de concentração foi aprovada na terça-feira pelo Conselho de Administração da AdC, que alegou não ser a operação “suscetível de criar entraves significativos” à concorrência efetiva no mercado nacional.


A adjudicação do Sistema de Mobilidade da Covilhã à empesa vencedora do concurso, a Transdev, foi aprovada na reunião extraordinária do município de 21 de junho, com a abstenção da oposição.

A concessão vigora por um prazo de 10 anos e tem um valor global de 9 milhões e 170 mil euros. Inclui a exploração do serviço público de transporte rodoviário,

Para além dos serviços de transporte, o plano inclui estacionamento à superfície e subterrâneo, (300 lugares à superfície e 700 em silos) mobilidade suave com bicicletas e trotinetas, serviço de elevadores e funicular. As carreiras urbanas terão uma lógica semicircular no centro, com as carreiras suburbanas também a ser integradas.

Os cerca de 80 abrigos existentes na rede também serão concessionados, passando para o concessionário a exploração de publicidade e a sua reformulação e manutenção.

Haverá duas novas carreiras para as Penhas da Saúde, e a possibilidade de criar uma outra para a Torre em épocas específicas como Natal, Páscoa e Carnaval.