Agência Nacional distingue projeto do Centro de Investigação do CHUCB

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira foi uma das entidades galardoadas, na cerimónia de entrega dos “Prémios AICIB 2021”, no âmbito do concurso promovido pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, destinado a centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares portuguesas, públicas e privadas.

Esta iniciativa decorreu no dia 9 de novembro, no auditório do Infarmed em Lisboa, e o CHUCB fez-se representar pelo coordenador do seu Centro de Investigação Clínica, o Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco.


A candidatura do CHUCB, aos prémios AICIB 2021 – Projetos de Capacitação dos Centros de Investigação Clínica foi uma das 14 premiadas, num total de 22 candidaturas rececionadas pela entidade organizadora, sendo que a do CHUCB visa a criação de um “Gabinete de Consulta de Ensaios Clínicos”, em espaço exclusivo e com equipamento médico adequado para o efeito.

O CHUCB explica que embora “disponha há vários anos de um Centro de Investigação composto por staff e espaços físicos administrativos, dedicados ao apoio e promoção de ensaios clínicos e projetos de investigação académica nas áreas da saúde, estava ainda em falta a criação de uma área de referência, para receber e acompanhar os doentes envolvidos em ensaios clínicos da instituição, conferindo-lhes uma maior privacidade, comodidade e segurança”.

Além disso, este espaço permitirá uma melhor gestão dos fluxos de doentes, com uma significativa redução nos tempos de espera entre visitas de avaliação e exames, no que aos participantes nestes ensaios respeita, conseguindo-se também assim, uma menor interferência desta área, na normal atividade assistencial do hospital.

Com esta melhoria na área da investigação do CHUCB, prevê-se ainda “aumentar a confiança e interesse dos investigadores internos e da indústria (medicamentos/dispositivos médicos) neste centro hospitalar universitário, que apesar de situado no interior do país, dá resposta à realização de ensaios clínicos de âmbito internacional, com qualidade e dimensão reconhecida”, conclui o Centro.