Fitecom e UBI em projeto de 25 milhões para utilização otimizada da água em contexto industrial

Um consórcio que une 27 empresas e entidades do sistema científico e universitário, entre as quais a Fitecom, localizada no Parque Industrial do Tortosendo, e a Universidade da Beira Interior (UBI), avançou com a candidatura a um projeto para a utilização otimizada da água em contexto industrial, no valor de 25 milhões de euros.

A candidatura de união pela poupança da água, apresentada no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, é liderado pelas têxteis Adalberto, Albano Morgado, Riopele, Fitecom, Valerius, JF Almeida, Tintex, Domingos Sousa & Filhos, Acatel, Crispim Abreu, ATB, Rifer e Tinamar, oito empresas de sectores relacionados – Adventch, Joteck, Smart Separation, Aquitex, Castro Pinto & Costa, JMC, Bluemater e Enkrott – e, ainda, as universidades do Porto, Minho e Beira Interior, CITEVE, INESC e INESCTEC.


O projeto “prevê reduzir drasticamente a utilização de água nos diversos processos de produção da indústria têxtil e ainda a reutilização daquela que entra nesse processo, o que permitirá a utilização cada vez em menor quantidade de novos fluxos”, explica a Associação sectorial ATP.

O objetivo é “ser um ponto de partida para disseminar por outros utilizadores”, numa lógica de produção de conhecimento para o futuro, avança Braz Costa, diretor-geral do CITEVE.

E um dos trunfos do grupo é o facto de as 13 têxteis líderes do consórcio representarem toda a tipologia de processos de tinturaria, estamparia e acabamentos, bem como as diversas tipologias de estruturas têxteis e composições de fibras.