Míscaros – Festival do Cogumelo regressa este fim de semana ao Alcaide

Irá realizar-se, entre os dias 19 e 21 de novembro, na aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, o “Míscaros – Festival do Cogumelo 2021”, um evento com organização da Liga dos Amigos do Alcaide, da Junta de Freguesia do Alcaide e da Câmara Municipal do Fundão.

O evento vai contar com animação de rua, passeios micológicos, workshops, palestras e o tradicional almoço comunitário de arroz de cogumelos, que se realiza no domingo, às 13:00h.


Nesta edição do festival irão ser reunidos donativos para comprar uma cadeira de rodas a Ângelo Querido, jovem natural desta aldeia que sofre de uma doença neurológica degenerativa e progressiva.

De forma a homenagear o chef Joe Best, que faleceu recentemente e que tinha uma forte ligação ao festival, o espaço onde se vão realizar os live-cooking passa a denominar-se Arena Joe Best. Nesta edição irão participar os chef’s Ricardo Besteiro, Tony Martins, Marlei Cardoso, Flávio Silva, Augusto Gemelli, Maria Caldeira de Sousa, Duarte Batista, José Júlio Vintém e André Apolinário.

O evento, este ano, irá contar com medidas adicionais de prevenção COVID-19, nomeadamente controlo de entrada no certame, com três pórticos nas entradas do festival, onde será possível levantar gratuitamente pulseiras que permitem que os visitantes possam entrar nos espaços fechados.

Para levantar a pulseira os visitantes terão de mostrar o certificado digital (impresso ou no telemóvel) ou apresentar teste negativo feito nas 48 horas anteriores ao festival. Os menores de 12 anos não necessitam de certificado digital ou teste negativo.

“Este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e da animação, procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha”, destaca o município fundanense.