Região com menos 50% de incêndios que em 2020. O menor número desde que há registo

Na área de abrangência do Comando Distrital de Operações de Socorro, CDOS, de Castelo Branco registaram-se menos 50% de incêndios rurais, face a 2020, avançou o comandante distrital, hoje, em conferência de Imprensa, frisando que teve “o número mais baixo de ocorrências relativamente a incêndios rurais desde que há registo”.

Em termos de área ardida, este também foi o melhor ano de sempre, frisou Francisco Peraboa, sustentando que arderam cerca de 210 hectares num território com mais de 640 mil hectares.


Dizer que Francisco Peraboa fazia o balanço dos resultados do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2021) e sublinhou que os números atingidos são o resultado de vários fatores, sobretudo, do “trabalho importante e meritório” de todas as entidades que integram a proteção civil distrital.

Segundo o balanço, entre 01 de janeiro e 31 de outubro, registaram-se 230 incêndios rurais, sendo que 197 tiveram uma área ardida inferior a um hectare e o incêndio com maior área ardida ocorreu nos concelhos de Idanha-a-Nova e da Sertã, com 45 hectares, seguindo-se Castelo Branco (42) e Covilhã (33).