Teixoso: Escola Básica nº 2 distinguida pelo Comité Olímpico. CMC aprova voto de louvor

O Comité Olímpico de Portugal distinguiu a Escola Básica nº 2 do Teixoso “pela exemplar aplicação dos conteúdos do Programa de Educação Olímpica, PEO, e dos Valores Olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito”.

A distinção foi feita durante a gala de Celebração Olímpica 2021 que decorreu esta quarta-feira, no Sud Lisboa Hall, onde os melhores do desporto português foram destacados.


A Escola do Teixoso integra o Programa de Educação Olímpica desde o ano letivo de 2017/2018 e “tem participado ativamente nos desafios trimestrais”, frisa o COP, salientando que esta “aderiu a sete dos desafios lançados, o que faz dela a recordista em participações nos desafios do PEO”.

Esta sexta-feira, Pedro Farromba, vereador da coligação “Juntos Fazemos Melhor” propôs um voto de louvor à escola pelo “trabalho fantástico que nos deve orgulhar a todos”, considerando que o que tem feito, “em especial para as pessoas portadoras de deficiência é relevante a nível nacional e deve merecer o apreço de todos”, vincou.

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da educação deixou também os parabéns à escola e vincou que a autarquia apoia desde a primeira hora, tendo, inclusivamente, disponibilizado transporte para receberem o “merecido prémio”.

O voto de louvor foi aprovado por unanimidade.

Também por unanimidade foram aprovados mais dois votos de louvor durante a reunião do executivo. Um a João Monteiro, que recentemente se sagrou campeão do mundo e da Europa na meia maratona Virtus por equipas ao serviço da seleção nacional, e à Lobby Productions que ganhou recentemente o prémio de melhor filme de turismo do mundo. Os votos foram propostos por José Miguel Oliveira e aprovados por unanimidade.

Na proposta o vereador frisa que a produtora e o realizador Telmo Martins são “o exemplo de jovens e empresas que queremos para o concelho”, e que João Monteiro “personifica o trabalho que é feito pelo movimento associativo”, colocando “o nome da cidade e da região ao mais alto nível no panorama desportivo”.