Covilhã: Ordem dos Médicos muda cerimónia de Juramento de Hipócrates do TMC para formato online

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) está a organiza em regime online, amanhã, dia 20, a cerimónia de Juramento de Hipócrates da Covilhã, um momento que “simboliza a profissionalização dos jovens médicos formados em 2021 e inscritos na Ordem dos Médicos”.

Esta cerimónia estava inicialmente prevista para o Teatro Municipal da Covilhã, porém face ao “preocupante agravamento da pandemia em Portugal e para acautelar todas as circunstâncias”, a SRCOM transformou-a para formato digital, de modo a “evitar a concentração de pessoas”.


A SRCOM está a organizar uma “cerimónia exclusivamente online” e transmitida em direto numa plataforma virtual às 15h00.

“Uma cerimónia com um formato diferente, mas plena de significado”, garante o presidente da SRCOM, Carlos Cortes.

Carlos Cortes vai ser o anfitrião da cerimónia e a Oração de Sapiência fica a cabo do Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo. Tal como nos anos anteriores, a cerimónia contará com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, irá também intervir nesta sessão solene, que será conduzida por Andreia Nogueira, médica interna de Pediatria e membro da SRCOM.

A cerimónia do Juramento de Hipócrates é destinada aos novos Médicos inscritos na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e, amanhã, também prestarão Juramento médicos formados e inscritos nas restantes regiões do País.

“A Ordem dos Médicos continuará, em todas as circunstâncias, a tomar as decisões que melhor defendem a saúde pública e os doentes. É essa a nossa principal responsabilidade”, assume o presidente da SRCOM.