Verdelhos: Agasalhos no frio – Sabores da Aldeia mostra “o melhor da freguesia”

A aldeia de Verdelhos prepara-se para receber a terceira edição do certame “Agasalhos no Frio – Sabores da aldeia”, que irá acontecer a 27 e 28 de novembro.

Tendo como pano de fundo as belas paisagens envolventes, e como aroma os sabores da aldeia, o evento pretende divulgar o que de melhor existe na freguesia a nível gastronómico e paisagístico, disse em declarações à RCC a presidente de Junta de Freguesia, Daniela Correia.


“Verdelhos já precisava de um evento desta natureza” sublinha a autarca, frisando que “dada a época em que se realiza há produtos de excelência para mostrar, que vão da castanha aos cogumelos, passando pela jeropiga e licores”, disse.

Para além das muitas tasquinhas que irão animar o centro de Verdelhos, com artesanato, petiscos e outros produtos típicos, o convite é mesmo para que se participe na caminhada que terá lugar no dia 28 de manhã, que se propõe a mostrar a beleza ímpar da Serra enquanto se acompanha o serpentear do rio Beijames, 2 dos ex-libris da freguesia.

O frio não será novidade nesta altura, nem problema, refere ainda a presidente da Junta de Freguesia. “Haverá agasalhos à venda, desde gorros a cachecóis alusivos ao evento e fogueiras espalhadas pelo recinto, para além do ‘calor’ que os produtos da época, tão típicos da nossa aldeia, irão proporcionar na noite fria” frisa.

No programa destaque também para a inauguração das obras de requalificação da Capela de Santo António e do Forno Comunitário do Outeiro que irão decorrer no sábado, dia 27.

Daniela Correia sublinha ainda que toda a população de Verdelhos está a mobilizar-se para este evento, nomeadamente nas inaugurações, uma vez haverá demonstração ao vivo de como se faz o pão, enchidos e queijo, por gentes da aldeia, seguindo-se depois a degustação.

Este é um projeto da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, ADIRAM, e da Câmara Municipal da Covilhã, e promovido localmente pela Junta de Freguesia e associações locais, explicou ainda Daniela Correia.

Recordar que a primeira edição do “Agasalhos no Frio – Sabores da Aldeia” se realizou em 2018, repetindo-se em 2019.

Em 2020 a pandemia impediu a sua realização, regressando agora a 27 e 28 de novembro, um evento que tem parecer positivo da Autoridade Local de Saúde e em que serão seguidas todas as regras para que seja um “evento seguro”.

Fotografia: José Alves