Verdelhos: Paisagens “deslumbrantes” e produtos típicos venceram o frio no último fim-de-semana

As paisagens “deslumbrantes” da freguesia de Verdelhos “não deixaram ninguém indiferente” no último fim-de-semana, onde estiveram em destaque na 3ª edição do evento “Agasalhos no Frio – Sabores da Aldeia”.

Além do cenário verde desta aldeia de montanha, atravessada pelo Rio Beijames, este certame mostrou aquilo que a freguesia tem para oferecer em termos de produtos típicos, como é o caso dos “enchidos, castanha, jeropiga e cogumelos”, explicou a presidente da Junta de Freguesia, Daniela Correia.  


Depois de um ano de interregno, o Jardim Público, no centro desta freguesia, recebeu 15 expositores e várias fogueiras espalhadas pelo recinto que, aliadas aos protagonistas deste evento, os agasalhos, ajudaram a fazer frente ao frio que se fez sentir.

“O frio já era esperado, é típico desta altura do ano, e não foi isso que demoveu a população de se juntar a nós e desfrutar deste fim-de-semana”, garantiu Daniela Correia.

A caminhada, que decorreu no domingo de manhã, percorreu a zona das Sarnadas e mobilizou a população a explorar este local com uma “beleza ímpar”.

A animação de rua, assegurada por grupos de música tradicional, ajudou também a “fazer a festa”.

Este evento é já “uma aposta ganha” que a Junta de Freguesia pretende, “sem qualquer dúvida”, continuar a desenvolver. “O ‘Agasalhos no Frio’ fazia realmente falta para mostrar os nossos produtos endógenos, dar a possibilidade a quem nos visita de contemplar estas paisagens e degustar as nossas iguarias”, conclui a presidente da Junta de Freguesia de Verdelhos.

Este é um projeto da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, ADIRAM, e da Câmara Municipal da Covilhã, promovido localmente pela Junta de Freguesia e associações locais.

Fotografia: José Alves