Ordem dos Farmacêuticos distingue projeto da UBI com Bolsa de Inovação

O projeto COMBINE (CombinatiOn aptaMer-drug Based therapeutics for ocular neovascular dIsease: wheN two are bettEr than one), que está a ser desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA), com uma Bolsa de Inovação (BInov).

O projeto liderado por Cândida Tomaz, docente do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, visa o desenvolvimento de um sistema terapêutico inovador com biodisponibilidade prolongada e entrega direcionada para o tratamento de patologias oculares.


COMBINE pretende explorar uma formulação adequada para a administração de moléculas intravítrea no olho, promovendo a proteção e estabilização de moléculas terapêuticas, o que permite um simultâneo efeito antiangiogénico e anti-inflamatório, aumentando consideravelmente a eficácia dos tratamentos das patologias retinianas.

A entrega do galardão atribuído pela SRSRA teve lugar em Lisboa, no dia 9 de outubro, durante o Simpósio Científico “Lições de uma pandemia para o futuro do sistema de saúde e da sociedade” organizado pela mesma. A Bolsa de Inovação atribuída ao projeto COMBINE tem um valor de três mil e quinhentos euros.

Esta distinção vem juntar-se ao prémio Collaborative Project Award, atribuído anteriormente ao Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI), no valor de cinco mil euros.

Além da docente e investigadora Cândida Tomaz, o projeto envolve, ainda, uma equipa multidisciplinar que inclui os investigadores Carla Cruz, Fani Sousa, Paulo Almeida, Elisa Cairrão, Tiago Santos, Jéssica Nunes, André Miranda, Bruno Batista, Margarida Lourigo e David Nabais, com a colaboração de João Sousa do Hospital de Leiria, Fátima Santos do Centro Nacional de Biotecnologia em Madrid e Joana Mesquita da companhia farmacêutica Allergan.