Feira da Castanha: Regresso de uma tradição que dá a conhecer o melhor que se produz no Ferro

Depois de um ano de interregno, a Feira da Castanha está de volta à freguesia do Ferro, no concelho da Covilhã, e apesar de algumas alterações em virtude da pandemia, o objetivo mantém-se: apreciar a castanha enquanto se dá a conhecer a freguesia e o melhor que ali se produz.

Esta 21ª edição vai decorrer no dia 14 deste mês, em moldes diferentes do habitual. Deixa o pavilhão da Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro, onde era realizada, e ruma até ao Parque das Oliveiras, o que permite a sua concretização ao ar livre. “É um espaço que a Junta de Freguesia está a desenvolver, está quase em conclusão e a Feira também vai permitir promovê-lo”, disse o presidente da Junta de Freguesia do Ferro, Gilberto Melfe, em declarações à RCC.


A Feira da Castanha é uma tradição que a Junta de Freguesia pretende manter viva, de modo a que os produtores possam “promover e escoar os seus produtos”, além de mostrar o que esta freguesia tem para oferecer, nas diferentes áreas. Este ano, o Parque das Oliveiras recebe cerca de 25 expositores, onde agricultores, artesãos, associações e instituições locais aproveitam o evento para divulgarem as suas atividades e trabalho.

Além da principal protagonista desta Feira, a Castanha, também a Cherovia, que é um dos produtos mais típicos do Ferro, vai estar em destaque. A Junta de Freguesia pretende apostar na Cherovia, “não só neste evento, mas também num evento dedicado a si, que esta Junta pretende realizar já no próximo ano”, revela Gilberto Melfe.

A animação cultural, ao longo do dia, será assegurada exclusivamente por grupos locais, sendo uma forma de, segundo o presidente, “promover os nossos artistas que viveram tempos tão difíceis”.

Inserida nesta Feira, decorrerá ainda a caminhada pela Rota dos Castanheiros, com início às 9h, que vai percorrer, ao longo de 10km, os soutos de castanheiros da Serra do Ferro. Tem o custo de 3.5€, conta com um reforço e poderá inscrever-se AQUI.

O ponto alto deste evento é o tradicional Magusto Comunitário que encerra o certame, por volta das 17h, e onde os visitantes, para além da castanha, poderão também provar a jeropiga.

“Os motivos são muitos para nos visitarem”, garante o presidente, acrescentando que “a vontade de voltar à normalidade das pessoas é enorme, assim como a nossa vontade de receber visitantes e de promover a nossa freguesia que tem muito para oferecer”.