UBI: Associação Portuguesa de Museologia distingue Museu de Lanifícios

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior recebeu uma Menção Honrosa na categoria de “Comunicação Online”, pelo seu projeto intitulado “Comemoração do Centenário da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020)”.

Esta distinção foi atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia e anunciada durante uma cerimónia no Museu de Marinha, em Lisboa.


O projeto premiado, iniciado em julho de 2020, evocou uma dupla comemoração: os 100 anos da fundação da “Empresa Transformadora de Lãs, Lda.”, uma empresa de lanifícios emblemática na cidade da Covilhã e na Beira Interior, e os 20 anos de instalação da Faculdade de Engenharias da UBI no antigo edifício fabril, uma colaboração com a Presidência da Faculdade de Engenharia da UBI.

A iniciativa visou divulgar junto da comunidade os 100 anos da fundação da Empresa Transformadora de Lãs, estimular as memórias fabris com a recolha de testemunhos orais, promover a participação dos cidadãos no desenvolvimento da história e identidades locais, promover uma maior proximidade entre o Museu e as comunidades local e académica e, por fim, contribuir para a salvaguarda de bens culturais.

O Museu de Lanifícios pretende partilhar esta distinção “com a comunidade de antigos trabalhadores da referida empresa e a comunidade académica da Faculdade de Engenharia, que participaram e se empenharam na realização deste projeto”.