Associação de Matraquilhos entrega prémios e anuncia novidades para nova época

A Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa entregou os prémios referentes à época 2021 na última quarta-feira, numa gala realizada num restaurante da Covilhã.

António Garra, presidente da Associação, realça que “pela primeira vez na sua história decidiu inovar e entregou prémios (medalhas) a todos os atletas participantes, premiando a dedicação dos atletas à modalidade”, disse. Na gala foram distinguidos os atletas que conquistaram lugares de pódios nos respetivos campeonatos.


Uma época em que a nível individual, nos campeonatos nacionais, os atletas da região tiveram bons resultados, com destaque para Ângela Costa, a atleta com melhor posição no ranking nacional, vinca António Garra, frisando que já foi 5 vezes campeã nacional consecutivamente, conseguiu outros tantos títulos na taça e este ano não ficou atrás, refere António Garra.

Já sobre a próxima época, em declarações à Radio Clube da Covilhã, o dirigente destaca as principais alterações com realce para a realização, pela 1ª vez, do Campeonato Distrital de Clubes, entre fevereiro e maio de 2022. António Garra frisa que até aqui a modalidade se centrava no desempenho dos atletas, e a partir de agora, como em todas as outras modalidades, vai centrar-se nos clubes, explicou.

A Associação irá ainda realizar a Liga Distrital, em novos moldes, a decorrer até novembro de 2022 e também a Taça Distrital que será por eliminatórias. A Final da Liga Distrital Campeões e Liga Distrital em local onde não se pratique a modalidade e a realização de um OPEN por clube participante nas competições com datas a acordar entre as partes, são outras ações da Associação para o próximo ano.

Pretende, ainda, “apresentar a candidatura para a realização de um torneio de envergadura nacional, tal como Portugal Tour, Finais do Campeonato Nacional de Clubes ou outra”, avança o dirigente. A participação de atletas da região em competições nacionais na seleção distrital, ou no mundial que se realiza na França, são também metas a alcançar.

De resto, António Garra frisa que o grande objetivo é continuar “a divulgar a modalidade”, com a realização de torneios, como já fizeram, “em zonas onde ela não é praticada com o objetivo de conquistar mais praticantes”, disse

Para consolidar este objetivo pretende implementar o projeto Escola, da ITSF em conjugação com a Federação Portuguesa, “que tem como objetivo central uma escola uma mesa, a exemplo do que está a ser feito a nível mundial com resultados extraordinários”, frisa António Garra, explicando que deve ser “uma mesa homologada”, porque o grande problema dos atletas nacionais em provas internacionais é treinar e jogar em “chumbo e depois encontram-se mesas em plástico” o que faz “toda a diferença”, destaca.

Os premiados na Gala da última quarta-feira foram:

Campeonato Distrital – 2ª divisão singles: Bruno Garra – Atleta da NumerSpiral 3ª classificado; 2º classificado Ângela Costa – Atleta da NumerSpiral e 1º classificado Miguel Branco – Atleta da Associação do Bairro do Cansado

Campeonato Distrital – 2ª Divisão Doubles: 1º classificado Bruno Proença e Alexandra Costa Atletas do GER Campos Melo;

Campeonato Distrital – 1ª Divisão Singles 3ª classificado Bruno Proença – Atleta do GER Campos Melo; 2º classificado Francisco Adriano – Atleta do CCD Estrela do Zêzere e 1º classificado Luís Clemente – Atleta do CCD Estrela do Zêzere

Campeonato Distrital – 1ª Divisão Doubles: 3ª Classificado Rafael Ramos – António Henrique- Atletas do GER Campos Melo; 2º Classificado Ângela Costa e Bruno Garra – Atletas da NumerSpiral e 1º classificado Luís Clemente e Francisco Adriano – Atletas do CCD Estrela do Zêzere da Boidobra