Sp da Covilhã: 17 anos depois José Mendes segue para mais um mandato “com ganas” para mais

José Mendes, que há 17 anos e 3 meses preside ao Sporting Clube da Covilhã, foi ontem à noite reeleito para mais um mandato de 3 anos.

Nos órgãos sociais a principal alteração é a mudança na presidência da assembleia geral. Jorge Gomes, empresário e ex-vereador na Câmara Municipal da Covilhã, foi eleito para o cargo.


Frisando que escolheu “quem quis” para o acompanhar, Mendes sente que tem as “pessoas certas no lugar certo” para conseguir os objetivos que traçou.

“Escolhi quem eu quis, estou com quem eu quero e estamos cá para trabalhar, estou com toda a vontade e com ganas para trabalhar”, disse.

Está com “ganas” iguais às do primeiro momento em que chegou ao clube, assegurou, mas com “mais conhecimento” para realizar um trabalho melhor, vincou.

“Hoje estou mais à vontade que há 17 anos, nessa altura nem conseguia falar aos sócios, vinha tímido, não sabia o que havia, hoje sei o que passa, estou por dentro de tudo e estou completamente à vontade. A responsabilidade é minha, a escolha dos nomes para a equipa foi minha e cá estamos para trabalhar”.

Mendes foi candidato único e na assembleia geral eleitoral, que reuniu 46 associados, viu o presidente da assembleia geral cessante, Luís Veiga, que o acompanhou ao longo de 11 anos, votar contra a lista que apresentou. Uma situação que nenhum quis comentar. Houve ainda 2 associados que se abstiveram.

Sem comentar sentidos de voto, o presidente dos leões da serra lamentou a forma como os trabalhos foram conduzidos. “Segundo os estatutos não é permitido debate”, explicou Luís Veiga e por isso não deu a palavra ao presidente reeleito depois de tomar posse.

“Queria e devia falar aos sócios, mas as pessoas têm esta maneira de estar na vida, nós cá estamos. Vamos ter muitas oportunidades” disse aos jornalistas José Mendes, considerando que à “assembleia faltou muita dignidade”.

As comemorações dos 100 anos do clube, a conclusão da academia e das obras no Santos Pinto, são prioridades para o mandato, avançou ainda o presidente.

Um trabalho para realizar com os novos órgãos sociais. “Uma equipa renovada, de gente série e com vontade de trabalhar, modificar e modernizar o clube”, disse.

José Mendes afiança ainda que este não é o último mandato como timoneiro do clube, e se subir à I Liga, como pretende, ficará mais 3 anos.

Na direção José Mendes tem como vice-presidentes: Fausto Batista, Diogo Gonçalves, António Vicente, João Campos, e Paulo Rosa. Como secretário-geral mantém-se Vítor Caetano. O tesoureiro é Marco Peba.

Na Mesa da Assembleia Geral a presidência é de Jorge Gomes, o vice-presidente é José António Pinho e p 1º secretário José Manuel Moura. Como 2ª secretária foi eleita Daniela Fernandes, a única mulher eleita nos órgãos sociais.

O Conselho Fiscal é presidido por Carlos Costa, como primeiro relator João Serra Duarte e 2º Jorge Ferraz.