CCRB: Região de “baixa densidade, mas de alta intensidade” é “coração ibérico”

Região de “baixa densidade, mas de alta intensidade”, frase proferida por Cláudia Damião, vereadora na Câmara Municipal de Armamar e um “coração ibérico”, afirmação de Marcos Iglésias, alcaide de Ciudad Rodrigo, sustentam a importância do primeiro encontro ibérico “Raia Business, Cultura e Negócios”, promovido pela CCRB – Câmara de Comércio da Região das Beiras, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Regional, Territórios do Côa e a Câmara de Comércio de Cáceres, vinca a organização em nota de imprensa.

O encontro decorreu entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Fundão, e reuniu membros do Governo central, autarcas, governantes espanhóis, especialistas em turismo, novas tecnologias, inovação, indústria têxtil, gastronomia e cultura e empresários, além de produtores da região que tiveram a oportunidade de promover os seus negócios no Mercado de Natal.


Para Ana Correia, presidente da CCRB, citada no documento, esta iniciativa destacou-se por ser “um fórum empresarial que visou promover o crescimento económico das empresas e empresários das regiões fronteiriças, facilitando as relações internacionais do espaço ibérico, ou seja, uma oportunidade de fomentar relações dos dois lados das fronteiras”. “Este foi um evento que juntou os dois lados da fronteira para dinamizar as relações económicas no contexto raiano que liga a região das Beiras às comarcas de Salamanca, Cuidado Rodrigo, Fuentes de Oñoro e Cáceres”, mencionou esta responsável.

No mesmo documento, João Morgado, vice-presidente da CCRB, vinca a “necessidade de olharmos para os dois lados da fronteira, onde temos fragilidades comuns, para ganhar escala para ombrear com as grandes metrópoles, dentro dos nossos países e numa dimensão europeia. Ganhar dimensão económica e atratibilidade. Precisamos de repovoar os nossos territórios com pessoas e empresas. O Turismo é uma alavanca, mas não pode ser a única”, afirma em jeito de conclusão do encontro.